Cerca de 800 adolescentes atendidos pelo Instituto Vida Pará, localizado no bairro de Águas Negras, no distrito de Icoaraci, serão beneficiados com a aquisição de dez computadores doados à instituição pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).
Os equipamentos entregues nesta segunda-feira, 18, são fruto da parceria entre o município e o Instituto Descarte Correto, que recebe o lixo eletrônico coletado pela Semma e, em contrapartida, entrega computadores recondicionados à Secretaria.
Desde o início da campanha para a arrecadação de lixo eletrônico, em junho deste ano, a Prefeitura de Belém recolheu cerca de 10 toneladas de aparelhos em desuso, incluindo tablets, celulares, televisores e monitores que iriam para o lixo comum.
“A campanha que a Prefeitura de Belém executa por meio da Semma em parceria com o Instituto Descarte Correto, além da preservação ambiental, gera benefícios para a sociedade através da logística reversa, proporcionando a diversas instituições essa possibilidade de instalar laboratórios de informática”, destaca a secretária municipal de Meio Ambiente, Christiane Ferreira.
Benefícios
O presidente do Instituto Vida Pará, Nazareno Lobato, destaca os benefícios que os equipamentos vão garantir aos jovens atendidos na instituição. “Esses computadores vão melhorar bastante, principalmente para os jovens, que vão receber um ensino básico de computação, o que vai ajudar a garantir uma vida melhor para eles”, declarou.
Para Eric do Rosário, que é um dos adolescentes atendidos pelo instituto, ter a chance de utilizar bons equipamentos garante mais oportunidade para um ensino de qualidade. “Esses equipamentos são muito legais e podem me ajudar a praticar muita coisa que eu quero aprender. Os computadores antigos não funcionavam direito e esses novos vão ajudar bastante”, ressalta o jovem.
Descarte sustentável
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente continua realizando a arrecadação de lixo eletrônico. O descarte pode ser feito na Praça Milton Trindade (Horto Municipal) de terça a domingo, de 8h às 16h. Há também o ponto de coleta itinerante, que atende à população durante as sextas-feiras, em diversos locais da cidade. A atividade será retomada em janeiro.
Podem ser doados computadores, tablets, monitores, teclados, impressoras, câmeras fotográficas, televisores, microondas, rádios, telefones, celulares, carregadores, pilhas e baterias.
Texto: Paloma Lobato