A prefeitura de Belém concluiu em 2023 o mapeamento de áreas verdes públicas da cidade. O trabalho iniciou em 2022 e mapeou os oito distritos administrativos de Belém.
Os dados sistematizados servem como base para o planejamento e implantação da política de arborização municipal executada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).
Mais arborização
O maior quantitativo de área verde pública foi registrado no Distrito Administrativo de Mosqueiro (Damos), que abrange 19 bairros e totaliza uma área de 5.427,59 hectares, dos quais 90% correspondem a áreas verdes como praças, canteiros e bosques. Em segundo lugar, com 88% de área verde, está o Distrito Administrativo de Outeiro (Daout), que compreende quatro bairros em uma área de 1.328,89 hectares.
No Distrito Administrativo do Entroncamento (Daent), formado por dez bairros, dos 6.422,46 hectares 83% correspondem a áreas verde e ficou em terceiro lugar. Enquanto que no Distrito Administrativo de Icoaraci (Daico), a área verde representa 69% dos 3.341,67 hectares dos nove bairros que o formam e ficou em quarto lugar. Em quinto lugar na classificação por áreas verdes, com 39%, está o Distrito Administrativo do Bengui (Daben), formado por oito bairros divididos em 3.092,68 hectares.
Menos arborização
Os Distritos Administrativos da Sacramenta (Dasac), de Belém (Dabel) e do Guamá (Dagua), formados por sete, oito e seis bairros respectivamente, possuem menos de 20% de seus territórios compostos por áreas verdes. O Dasac contabiliza 19% de seus 1.344,66 hectares; O Dabel tem 12% de 1.529,64 hectares e o Dagua finaliza a lista com 8% de seus 1.281,33 hectares correspondentes a praças, canteiros e bosques.
Planejamento e arborização
Em 2021, a Semma lançou a primeira grande operação de arborização da cidade, denominada “Setembro Verde”. A operação atuou na arborização de bairros de periferia identificados com presença de ilhas de calor. Sacramenta, Pedreira, Tapanã, Parque Verde, entre outros, onde foram detectadas temperaturas elevadas em função da ausência de cobertura verde.
Em articulação com escolas e organizações dos bairros da cidade, a Semma atua na arborização de várias áreas do município, plantando mudas de espécies nativas da Amazônia utilizando os estudantes em ações de educação ambiental e arborização nos distritos de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci, além da capital.
Em 2023, além do trabalho preventivo, a Semma ampliou ainda mais as operações de arborização na cidade. Os grandes corredores como Augusto Montenegro, João Paulo, Independência, Perimetral, entre outros receberam plantio de arbóreas para proporcionar sombra e bem-estar para a população.
Com o mapeamento de áreas verdes públicas da cidade, a Prefeitura de Belém tem um instrumento de planejamento da arborização das áreas menos verdes, portanto, mais afetadas pela crise climática.