Ação Mutirão Verde encerra Semana Municipal de Meio Ambiente

A Ação Mutirão Verde aconteceu na Praça Dorothy Stang e foi uma grande ação que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) em parceria com a Secretaria Municipal de Saneamento (SESAN) e com a participação direta da comunidade e de movimentos culturais, promoveu para encerrar o cronograma de atividades da Semana Municipal de Meio Ambiente 2021.

A Praça, localizada na Passagem Santos Dumont que fica na Sacramenta, foi escolhida pela simbologia que ela representa já que a localidade vem se tornando um porto crítico de acumulo de lixo. Isto atrai pássaros que podem colocar em risco as aeronaves em decolagem ou em pouso no Aeroporto Internacional de Belém, provocando o chamado Risco Aviário.

Entre as atividades houve implantação de um jardim medicinal para a comunidade do entorno, revitalização dos espaços verdes e limpeza completa da praça, instalação de brinquedos de pneu, mutirão de grafite, oficina de plantio e educação ambiental. A programação da Ação Mutirão Verde começou de manhã e se estendeu pela tarde com intervenções culturais e artísticas.

O envolvimento da sociedade foi o principal objetivo da ação, demonstrando o quanto é fundamental o comprometimento de todos para preservação do meio ambiente. Espera-se que os representantes da comunidade possam se tornar agentes multiplicadores da Educação Ambiental.

A Semana Municipal de Meio Ambiente 2021 foi promovida pela SEMMA e contou com atividades desenvolvidas por outras secretarias municipais, com destaque para Ecofeira e Tela Verde Samaúma no Horto Municipal, plantação de mudas de árvores sagradas na Praça da República e atividades de educação ambiental no Bosque Rodrigues Alves. Além dos debates e palestras dentro das plataformas digitais.

Texto: ASCOM/SEMMA