Agentes de limpeza que se dedicam diariamente para manter a cidade limpa recebem agradecimentos da população

No dia 16 de maio, data escolhida para homenagear os garis em todo o país, moradores de Belém agradecem publicamente aos profissionais, que diariamente, exercem a atividade considerada ambiental  e fundamental para a cidade e para seus moradores.

Estes profissionais nem sempre recebem o devido respeito e a visibilidade que deveriam ter, mas a função que exercem é de extrema importância para uma cidade melhor e é muito importante que cada morador faça sua parte se não jogar lixo em locais inadequados.

As condições meteorológicas em Belém são  imprevisíveis, com chuva ou com sol, não importa, os agentes de limpeza pública estão sempre nas ruas cumprindo a missão profissional para deixar a cidade limpa e organizada.

Homenagem dos moradores de Belém

Mederiá Brandão, morador da Cabanagem, diz que a profissão de gari é fundamental. “Eu espero que você gari tenha orgulho de sua profissão, porque é uma profissão fundamental para a sociedade e se a sociedade não te agradece, eu te agradeço, muito obrigado”.

Liane Lisboa, mora na Pedreira e fala da importância da profissão. “Quero parabenizar todos os garis, é uma profissão de suma importância para a cidade, mas que infelizmente às vezes é discriminada, não é valorizada. Sabemos que além de vocês, precisamos também cuidar de nossa cidade. Parabéns pelo seu dia”.

Joaquim Campelo, morador do bairro do Guamá, agradece pelos serviços. “Hoje é uma data muito especial para você gari. Ajudando a gente em toda Belém. Saiba que você é muito especial e por mais que muitos não valorizem e achem um trabalho indigno, não é! E sempre tenha orgulho do seu trabalho, que é muito especial”.

Agradecimentos e apelo à população

André Felipe Cabral da Silva é um dos agentes de limpeza que atua na capital paraense. Ele diz que agradece a Deus pela oportunidade de trabalhar como gari há 2 anos e 5 meses.

“É uma experiência nova na minha carreira profissional, onde muitas pessoas discriminam. Mas, estou fazendo o que posso para ajudar da melhor forma para que nossas ruas, praças e vias fiquem limpas e para que as pessoas fiquem à vontade, se sintam bem nos locais da cidade”, afirma André.

Ele ressalta, que está achando bom trabalhar na função de limpeza urbana.  “Estou aqui pra ajudar a população a manter a cidade limpa e que elas também nos ajudem a manter a cidade limpa”, afirma.

Já Rogério Trindade de Sousa, também agente de limpeza urbana de Belém, afirma que o gari é aquele profissional que acompanha de perto o quanto as pessoas desperdiçam produtos, que daria para aproveitar, mas são jogados fora.

Ele pede mais respeito com os garis e mais atenção nos seus atos. “Ajudem no nosso trabalho, pois merecemos. Nós sempre estamos atuando para manter uma cidade organizada e limpa. Dêem mais respeito e valor aos garis”, declara.

Trabalho e dedicação

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), também homenageia os profissionais da limpeza urbana pela importante função que desempenham para a saúde pública.

Atualmente, a Prefeitura conta com o trabalho e dedicação de 2.730 agentes de limpeza urbana. Em 2020, o efetivo tinha menos de 2 mil trabalhadores.

Na capital paraense, estes profissionais agem em diversas frentes de trabalho e exercem serviços como, capinação, roçagem, remoção de lixos e entulhos, desobstrução dos sistemas de drenagem e varrição, entre outros.

Valorização – Para o diretor do Departamento de Resíduos Sólidos (DRES) da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Pedro Piqueira, o trabalho dos profissionais da limpeza urbana deve ser reconhecido todos os dias, mas ter uma data específica para celebrar é importante para a valorização desses profissionais.

“Nossos trabalhadores não param nem um dia. Com chuva ou com sol, sempre estão nas ruas, fazendo sua parte, contribuindo diretamente para a saúde pública e melhor qualidade de vida da população. Nossa missão é garantir mais harmonia entre a cidade e a população. É muito importante reconhecer o trabalho desses profissionais”, afirmou.

O termo gari surgiu por origem do nome do empresário francês Aleixo Gary, fundador da primeira empresa de coleta de lixo da cidade do Rio de Janeiro, em 1976.