

As árvores do Bosque Rodrigues Alves Jardim Zoobotânico da Amazônia, que estão próximas a Avenida Almirante Barroso, no trecho entre as Travessas Lomas Valentinas e Perebebuí, receberam serviços de manutenção nesta segunda-feira, 15. A programação foi realizada pela Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).
A ação faz parte de um trabalho preventivo que busca garantir a segurança dos visitantes do local, assim como dos pedestres que passam próximo ao bosque. “O monitoramento destas árvores é feito diariamente. A Semma, através do Departamento de Gestão de Áreas Especiais (DGAE), realiza esse trabalho preventivo, para garantir a segurança dos visitantes e de quem passa próximo ao bosque”, explica o diretor do Bosque Rodrigues Alves, Claudio Mercês.
Antes de realizar a manutenção das árvores, uma equipe de engenheiros agrônomos e florestais da Semma fizeram uma vistoria nos vegetais, para detectar quais os serviços necessários para cada árvore.
“Em duas árvores diminuímos o tamanho da copa e fizemos uma poda de equilíbrio, pois elas estavam muito grandes. As outras árvores, que estão localizadas próximo as grades da avenida Almirante Barroso, também receberam o serviço de manutenção, evitando o risco de queda do vegetal para a via pública”, explica o técnico agrícola Francisco Matias Junior.
Cerca de 30 árvores passaram pela manutenção. Entre as espécies que receberam os serviços de poda estão, o Taxi-Preto, Marupá e Piquiarana. As árvores têm cerca de 150 anos e medem entre 25 e 30 metros de altura.
“Todos os dias pego ônibus aqui em frente ao bosque e observava que os galhos das árvores estavam vindo para fora das grades. É muito bom ver que essa área de preservação, bem no centro da cidade, está recebendo os serviços adequados”, diz a estudante Miriam Cabral.
Para a realização dos serviços, foi necessário interditar uma faixa da avenida Almirante Barroso, no trecho entre as travessas Lomas Valentinas e Perebebuí. Agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) estiveram no local ordenando o trânsito e orientando os motoristas.
Texto: Ana Paula Azevedo
Foto: Oswaldo Forte
Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA)