Bosque Rodrigues Alves segue fechado para reforma

O Bosque Rodrigues Alves é considerado um santuário da fauna e flora da Amazônia. Em meio ao cenário urbano da capital paraense o espaço, que completou 138 anos de existência no ano passado, encanta os visitantes que costumam frequentar o local. Apesar da importância ambiental e turística do local, ao longo dos últimos anos, o Jardim Zoobotânico esteve esquecido pelo poder público, sem receber a devida manutenção. Com isso, o espaço tem sofrido com a falta de estrutura adequada para manter o funcionamento.

Pensando na importância do espaço, uma reforma tem sido realizada no local a fim de torna-lo uma área ainda mais agradável para os frequentadores. Entre as obras de restauração estão fachada, o que inclui a reforma do muro e das grades, a calçada e iluminação externa, que passará a ser subterrânea, assim como a reforma do Lago da Iara, onde ficam os peixes e são realizados os passeios de barco. A ideia também é transformar a área do restaurante em uma praça de alimentação.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) também está atuando na avaliação de árvores em situação de risco e, caso haja identificação de vegetais em ameaça de queda, eles serão retirados e novas mudas serão plantadas. Essa ação consistirá na primeira etapa do projeto de revitalização do Jardim Zoobotânico da Amazônia.

“A ideia é tornar o Bosque um espaço mais agradável e receptivo para a população de Belém. Essa revitalização, que vai iniciar ainda este mês, envolve áreas que consideramos essenciais nesse primeiro momento. Quem ganha com toda essa reforma é a população da capital paraense, que frequenta o parque aos finais de semana”, destacou o diretor do Departamento de Gestão de Áreas Especiais da Semma, Alexandre Mesquita.