Educação Ambiental

Educação Ambiental

O Setor de Educação Ambiental e Extensão Cultural do Bosque Rodrigues Alves Jardim Zoobotânico da Amazônia (BRAJZBA) desenvolve ações pautadas sobre o eixo – Educação Ambiental Participativa e Integrada, com enfoque interdisciplinar. Além das trilhas ecológicas monitoradas, são promovidas ações de interação voltadas à preservação da biodiversidade do espaço.

Os profissionais do Bosque também estimulam a observação, a interpretação da flora no contexto urbano e a valorização da história e cultura amazônica, a fim de socializar e propagar a educação ambiental, na busca constante de conscientizar sobre a importância de condutas ecoeficientes no meio social.

As ações voltadas à educação ambiental ocorrem de forma integrada por meio dos setores de Fauna e Flora e são oferecidas de graça aos visitantes. Com o intuito de qualificar o Jardim Zoobotânico da Amazônia como local de referência em educação ambiental também são desenvolvidas as seguintes ações:

Acolhimento Institucional: recepção com objetivo de orientar a visitação por meio de atividades informativas, educativas e recreativas, para evitar atitudes inadequadas e danos ao patrimônio natural;

Circuito Eco cultural: difusão de conhecimentos sobre sustentabilidade educação, história e cultura amazônica. Ocorre de acordo com a agenda eco cultural do Bosque e do calendário ambiental do Ministério do Meio Ambiente, com a inserção de temas relevantes voltados à educação ambiental e o resgate da cultura regional. Estão incluídas interpretações artístico-culturais com enfoque na cultura amazônica, por meio de danças folclóricas, encenação teatral, contação de histórias, lendas amazônicas, etc.