Flora

Um pedaço da Amazônia nativa no centro da capital paraense e com 15 hectares de extensão. Esse é o Bosque Rodrigues Alves Jardim Zoobotânico da Amazônia.

De acordo com censo florestal realizado pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), o local abriga, atualmente, mais de 10 mil árvores, de mais de 300 espécies diferentes, considerando as árvores que tem um DAP (Diâmetro à Altura do Peito) maior ou igual a 5 cm.

O censo florestal que foi iniciado em 2014, identifica a espécie do vegetal, estado de conservação, circunferência e estimativa de altura.

Em levantamento realizado em 2008, foi detectado que no Bosque Rodrigues Alves existiam aproximadamente 5 mil árvores, de 309 espécies, considerando o DAP maior ou igual a 10 cm. Dessas, 94% eram árvores nativas.

Este ambiente é guardião de uma coleção de plantas vivas representativas da flora nativa da Amazônia, assim como de árvores centenárias, medicinais e espécie em extinção.
Entre as árvores centenárias, é possível encontrar no espaço, a Quariquara, que é a espécie mais antiga, com aproximadamente 400 anos; a Quarubarana, que tem em média 200 anos; e a Maçaranduba, com média de 150 anos.

Bastante procurada pelas pessoas que optam pelos remédios caseiros, as espécies medicinais também estão presentes no Bosque, onde é possível encontrar Casca Doce, Taxi Branco, Andiroba, entre outras.

As espécies em extinção, como o Cedro, Maçaranduba, Angelim Rajado e a Tanibuca, também são preservadas no Jardim Zoobotânico da Amazônia.

Atribuições da coordenadoria da flora:

  • Conservação Da Biodiversidade:  Monitoramento arbóreo, gerenciamento fitossanitário, reflorestamento, restauração de área alterada, controle e erradicação de espécies exóticas e invasoras, levantamento fenológico, tratos culturais.
  • Programas E Pesquisas Em Diversidade Vegetal: Desenvolvimento de projetos e pesquisas ambientais, análise comportamental de espécies.
  • Educação Para A Conservação Da Biodiversidade: Atendimento a pesquisa, apoio científico a instituições de ensino.