Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Debate sobre prevenção aos desastres climáticos encerra a semana do Meio Ambiente

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), promoveu nesta terça-feira, 11, no Teatro do Shoping Grão Pará, o seminário com a temática: “A importância dos dados para a prevenção e adaptação aos desastres climáticos”. O evento marcou o encerramento da Semana Municipal do Meio Ambiente e os debates evidenciaram a necessidade de uma base única de dados sobre os vários aspectos relacionados à prevenão de desastres climáticos e preservação ambiental.

Levantamento de dados

Levantamentos sobre numeros de arborização, quantidade de áreas verdes existentes na região urbana, inventário sobre os gases de efeito estufa, apesar de existentes, estão fragmentados e dispersos. O seminário debateu a necessidade de cruzamento desses dados para que o resultado possa subsidiar as ações desenvolvidas na área ambiental.  

O professor da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Cândido Neto, afirma que a Ufra já vem alimentando a Semma para que, a partir dos dados relacionados sobre a saúde das árvores da cidade, a secretaria possa definir as ações de supressão, plantio e manutenção dos vegetais existentes na área urbana.

Tecnologia e meio ambiente

Além da necessidade do compartilhamento de dados, o seminário discutiu a importância do uso da tecnologia como aliada nos planos de preservação ambiental, considerando que, cada vez mais, o uso de imagens de satélites, drones para observação e dados compilados por algorítimos na identificação de áreas, com pouca ou nenhuma cobertura verde, otimizam os esforços e garantem eficácia.

“As informações geradas em cada um dos órgãos voltados para atividade preservacionista são muito importantes” afirma a gerente de Hidrologia e Gestão Territorial do Serviço Geológico do Brasil na cidade de Belém. Sheyla afirma ainda, que as informações devem municiar também a população para que a cobrança de serviços ao poder público seja baseada em dados reais e confiáveis.

Parceria – As atividades da Semana do Meio Ambiente terão reflexo por todo o mês de junho. A secretária municipal de Meio Ambiente, Christiane Ferreira, afirma que foi uma semana muito positiva. “Agora estamos trabalhando uma  parceria com a empresa Google para que todos esse dados sejam compilados em uma plataforma única. Esspa parceria vai nos permitir trabalhar muito melhor a análise e definições de ações futuras da gestão municipal na preservação e prevenção de crises climáticas”, ressalta.

Texto:

Antonio Carlos