Férias com diversão e aprendizado no Bosque Rodrigues Alves

[metaslider id=2190]

Se engana quem pensa que férias é apenas praia, passeios, viagens e muito descanso. As férias também podem ser sinônimo de aprendizagem. E pensando em proporcionar às crianças momentos diferentes do que vivem no dia a dia, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), iniciou nesta terça-feira, 14, as atividades da Colônia de Férias do Bosque Rodrigues Alves Jardim Zoobotânico da Amazônia.

Ao todo trinta crianças com faixa etária entre sete e dez anos participaram das atividades educativas e de lazer. “Aqui as crianças não só brincam como aprendem sobre a natureza e em especial sobre o Bosque e os cuidados que se deve ter. E o grande diferencial da Colônia de Férias do Bosque, é que ela é realizada dentro de uma área de preservação nativa”, destaca o diretor do Departamento de Gestão de Áreas Especiais (DGAE) da Semma, Claudio Mercês.

A programação segue até a próxima sexta-feira, 17. Durante a semana as crianças participam de diversas atividades voltadas para o meio ambiente. “Procuramos fazer um trabalho em que eles se divirtam e ao mesmo tempo aprendam. Assim iremos construir neles a sensibilidade de respeitar o espaço. Além de que, conhecendo cada parte do Bosque, eles também se sentem responsáveis por cuidar dele”, detalha a pedagoga do Bosque Rodrigues Alves, Marla Frazão.

Nesta terça-feira as crianças participaram das trilhas monitoradas, onde divididas em equipes, puderam conhecer  mais sobre as árvores centenárias, os monumentos, fauna e flora existentes no Bosque, além de participar das oficinas com sementes em blocos de papel.

“Eu já tinha participado de outras colônias de férias, mas essa é a primeira vez que estou participando no Bosque. Aqui foi a que eu mais gostei, pois pude ver os animais de perto. Eu também fiz um bloquinho de notas com sementes. Vou dar de presente para minha amiga”, diz Thalita Paes, de nove anos. Wallace Martins, de 10 anos, que é autista, também aproveitou a programação. “O que eu mais gostei foi ver o macaco bem de perto. Amanhã quero ver de novo”, diz.

A Colônia de Férias do Bosque Rodrigues Alves também foi aprovada pelas mães das crianças. “Quando eu vi no site da Semma que ia ter a colônia de férias, eu corri para inscrever meu filho, pois tinha certeza que seria muito proveitosa. Hoje foi o primeiro dia e ele está super empolgado. Ele me contou que viu os animais, as tias falaram dos perigos de alimentar os animais, a importância de cuidar das árvores. Tudo isso é muito importante para uma criança, pois eles irão crescer com a certeza que tem que cuidar do meio ambiente e, principalmente, do Bosque que é uma área de preservação nativa no centro da cidade. Hoje temos uma ‘cidade de pedra’ então é fundamental cuidar do Bosque”, elogia Midiã Monteiro, mãe do participante Pedro Miguel Monteiro, de 9 anos.

Entre as diversas atividades da colônia de férias durante a semana  estão a apresentação de filmes no Cine Bosque, oficinas de reciclagem, oficinas “jacaré com cuba de ovo”, oficinas com garrafas pet, apresentação dos “Palhaços da Natureza”, exposição “Jabutis, cágados e tartarugas: Qual a diferença?”, teatro de fantoches e orientações sobre higiene pessoal e qualidade de vida, com equipe Social da Cosanpa, passeio de canoa e pintura facial, entre outras.

Texto: Ana Paula Azevedo
Foto: Tássia Barros – Comus
Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA)