O dia ainda estava escuro quando o Abraão acordou. O pequeno, de seis anos de idade, estava ansioso para participar de uma trilha ecológica com seus colegas e professoras da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Maria Auxiliadora, nesta quarta-feira, 7. A expedição ocorreu na praça Milton Trindade – Horto Municipal – sob coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belém (Semma).
Cerca de 50 crianças, com idades entre 4 e 5 anos, participaram da trilha ecológica. Durante o passeio, elas conheceram a lenda da Samaumeira, aprenderam características de árvores frutíferas como o açaizeiro, o jambeiro e a mangueira, a preferida do Abraão. “A árvore que eu mais gostei de conhecer foi a mangueira, porque eu gosto muito de comer manga”, confessou o menino.
Conhecer para preservar
A trilha ecológica dura cerca de 40 minutos. Ela começa com a lenda da Samaumeira e se encerra apresentando às crianças a história do Pau Brasil. “Implantamos a trilha para que as crianças tenham, além do contato com a natureza, acesso à informação sobre as espécies que fazem parte de nosso cotidiano. Conhecendo, as crianças nos ajudarão a preservar e se tornarão adultos conscientes”, declarou a coordenadora de educação ambiental da Semma, Rosa Cruz.
Oficina
Após a trilha ecológica, as crianças participaram de uma oficina de “ecovaso” onde aprenderam a reaproveitar garrafas pets e puderam levar para casa mudas de plantas para plantarem e cuidarem.
Serviço – Qualquer instituição de ensino ou organização não governamental pode fazer inscrição para agendar um passeio monitorado. As inscrições são gratuitas pelo e-mail institucional (ceadcsemma@gmail.com).