Departamento de Áreas Verdes Públicas (DAVP)

O Departamento de Áreas Verdes Públicas é responsável em fazer o levantamento dos serviços necessários para a conservação, manutenção e implantação do paisagismo das áreas verdes e vias públicas do Município de Belém.

Ao DAVP cabe, com base no Plano Municipal de Arborização de Belém (PMAB) e seu Decreto regulamentador, implantar, ampliar, recuperar, manter e fiscalizar as áreas verdes públicas do Município de Belém. Entre as áreas estão as praças, canteiros, alamedas, bosques, jardins e assemelhados.

As equipes do DAVP são dividas em:

• Divisão de Arborização de Logradouros Públicos, que cabe a supervisão, coordenação e controle dos serviços de implantação e recuperação das áreas verdes públicas, obedecendo às orientações estabelecidas no Manual de Orientação Técnica da Arborização Urbana de Belém (Decreto municipal 75.278, de 10 de abril de 2013).
    Os engenheiros agrônomos e florestais da Semma são responsáveis por fazer vistorias nas árvores da cidade, bem como acompanhar os serviços de manutenção.

• Divisão de Manutenção de Áreas Verdes Públicas, que cabe cuidar do paisagismo dos logradouros públicos, bem como fazer a implantação de novas espécies ornamentais e arbóreas.

• Divisão de Produção de Mudas cabe a supervisão, a coordenação e o controle dos serviços de produção das espécies ornamentais e arbóreas de interesse ecológico e paisagístico, competindo-lhe atender as necessidades do Município.

Todas as mudas que fazem fazer parte do paisagismo da capital paraense são cultivadas na Granja Modelo.