[metaslider id=2203]
O terceiro final de semana do mês de julho foi de brincadeiras, orientação e fiscalização na ilha de Mosqueiro. Quem aproveitou para ir até o local pôde ver de perto o trabalho educativo realizado pela Prefeitura de Belém por meio de ações da Secretaria Municipal de Meio ambiente (Semma) nas praias e na praça da Vila, de sexta-feira,17, a domingo,19.
A programação começou com um trabalho educativo durante a manhã com os veranistas que estavam nas praias do Murubira, Chapu Virado, Farol e Paraíso. Houve distribuição de sacos de lixo e folderes informativos. “A equipe de educação ambiental aborda os veranistas e distribui os sacos, para que assim as pessoas não joguem lixo no chão. Nós também orientamos a população separar o lixo seco do úmido, dando assim uma destinação correta”, explica Ingride Dias, educadora ambiental da Semma. Nos folderes distribuídos para os veranistas há informações sobre o que é o lixo seco e úmido, além de orientações sobre poluição sonora, visual e cuidados que se deve ter ao levar animais para as praias.
Durante a noite a equipe de educação ambiental realizou um trabalho voltado para o público infantil na praça da Vila. “Todo o trabalho realizado pela equipe tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância de se preservar o meio ambiente. Durante a manhã falamos com os adultos, já na programação da noite o foco são as crianças, porém como os pais estão acompanhando os pequenos, eles também aprendem sobre reciclagem, reutilização e sobre o meio ambiente”, completa Ingride.
Entre as atividades educativas realizadas estão o Cine Semma, com a apresentação de curtas metragens paraenses que falam sobre o meio ambiente, oficinas de reciclagem, pinturas de desenhos, pintura corporal e a apresentação teatral dos palhaços da natureza.
“Acredito que essa programação é importantíssima, principalmente porque é feita de uma forma didática e voltada para as crianças, pois são eles que são o futuro da nossa cidade. Infelizmente muitas adultos não conseguem ter a consciência de não jogar lixo no chão e cuidar do meio ambiente. E da feita que as crianças aprendem, elas se tornam agentes fiscalizadores, assim quando um adulto faz alguma coisa errada, elas corrigem”, garante Clara Mendes, que estava na praça da Vila participando da programação junto com a filha, Júlia Mendes, de seis anos.
Fiscalização
A programação da Semma no final de semana em Mosqueiro incluiu o trabalho das equipes do Departamento de Controle Ambiental, que estiveram na ilha fiscalizando e orientando a população sobre poluição sonora. “Infelizmente continuamos constatando que existe uma disputa por quem está com o som mais alto na praia. Muitas pessoas equipam os carros com sons e abrem a mala colocando no volume máximo. Isso não é permitido, pois causa poluição sonora. A fiscalização foi feita ainda em bares e casas de shows de Mosqueiro”, explica a chefe de fiscalização da Semma, Ivanelma Gomes.
De acordo com a Lei Nº 7990, de 10 de janeiro de 2000, o volume máximo permitido é de setenta decibéis, em horário diurno, e sessenta, em horário noturno.
A equipe de fiscalização percorreu bares e casas de shows nos bairros do Murubira, Chapéu Virado, Carananduba, Aeroporto, Vila, entre outros, com o apoio da Guarda Municipal de Belém (GMB).
Durante a ação quatro casas de shows foram notificadas por excesso de alto falantes. A fiscalização também abordou e orientou mais de 100 veículos. Os proprietários dos estabelecimentos notificados têm o prazo de cinco dias para prestar esclarecimentos à Semma.
Texto: Ana Paula Azevedo
Foto: Alessandra Serrão – NID/Comus
Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA)