O I Mutirão Socioambiental realizado pela Prefeitura de Belém agradou à comunidade do bairro da Sacramenta. O evento integra o projeto Belém Bem cuidada e foi realizado na Praça Dorothy Stang na manhã deste sábado, 21.
A ação contou com palestras sobre o risco aviário, arborização, danças folclóricas de pessoas da terceira idade, oficina de desenhos para crianças, atividades esportivas e uma ecofeira. A praça também recebeu serviços de roçagem e paisagismo, coordenados pelas equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belém (Semma).
O pastor Josimar Silva, morador da área, afirmou que estava satisfeito com a atividade na praça. “Estávamos esperando por uma ação dessa aqui em nosso bairro. Agora a praça está limpa e é assim que a gente quer vê-la sempre”, declarou.
Parceria para melhorar a cidade
O Mutirão Socioambiental é uma ação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belém (Semma), em parceria com a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) e Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel).
O resultado do mutirão foi considerado positivo para Ieda Ataíde, que é frequentadora da praça. A moradora elogiou a iniciativa da prefeitura, mas faz um alerta: “todos têm que contribuir para que seja um local bem bonito, bem melhorado, como está sendo agora”.
A programação mobilizou grupos de dança, recreadores, oficineiros, vendedores e mais uma série de atividades que se estenderam por toda a manhã, garantindo a diversão de todos que participaram da ação.
O skatista Keven Souza, que costuma frequentar a praça aos sábados, gostou do projeto e garante que vai participar mais vezes. “Eu acho uma coisa muito legal, criativa para jovens, crianças. Eu vou trazer minha família para prestigiar e brincar, e trazer a galera para a praça pra se distrair um pouco”, contou.
Expansão das ações
O próximo passo da prefeitura é levar o Mutirão Ambiental para outros espaços públicos, sempre proporcionando atividades de educação ambiental, que envolvam a população que vive no entorno desses espaços, chamando atenção para a preservação, limpeza e, principalmente, o cuidado para manter a cidade limpa.
“A gente fez uma série de atividades orientando sobre os resíduos, ensinando a população a sinalizar a praça e a importância deles manterem o espaço limpo, fazerem a sua parte de manter a cidade e os espaços de lazer limpos”, ressalta a diretora da Coordenação de Educação Ambiental e Desenvolvimento de Comunidades da Semma, Claudia Kahwage.
Ela esclarece, que a Semma reuniu vários parceiros que trabalham com a educação ambiental, com coleta seletiva de resíduos e que o mutirão teve a participação em massa de crianças e idosos.
“Conseguimos passar a nossa mensagem sobre educação ambiental e seus vários eixos. Esse foi o primeiro mutirão e, agora, o objetivo é estender o projeto para outras áreas para promover a educação ambiental no município, usando o esporte e lazer”, complementa.


