Nova jaguatirica do Bosque Rodrigues Alves é apresentada ao público

[metaslider id=3790]

Batizada carinhosamente como Lina, a primeira jaguatirica do Bosque Rodrigues Alves Jardim Zoobotânico da Amazônia foi apresentada nesta quarta-feira, 21, aos visitantes do espaço, quando também foi inaugurado oficialmente o recinto que está abrigando o animal, que está com um ano e oito meses.

Mais de 100 pessoas estiveram presentes à apresentação. Mesmo tímida e se escondendo dentro de sua nova casa, Lina encantou os visitantes. “Quando eu cheguei ela estava se escondendo dentro da casinha dela. Acho que ela estava com medo, mas depois eu a vi quando ela saiu para comer. Foi engraçado, porque depois ela voltou correndo para lá e só colocava a carinha para o lado de fora. Ela é linda e muito fofa”, contou Paula Vitória do Rosário, de 10 anos, uma das alunas da Escola Municipal Padre Leandro Pinheiro, do bairro do Guamá, que esteve presente na apresentação do novo animal do Bosque.

Ela disse ainda que convidará os pais para voltar no Bosque Rodrigues e ver novamente a Lina: “Espero que quando eu voltar ela não fique se escondendo na casinha dela. Quero tirar uma foto dela”.

Os turistas Haroldo Rodrigues Júnior e Marcelo Costa, respectivamente do Mato Grosso e do Acre, visitavam o Bosque pela primeira vez e ficaram encantados com a área de preservação nativa, no centro da cidade. “Esse espaço é muito grande e bonito. Fiquei surpreso quando cheguei aqui e fomos privilegiados com a apresentação da jaguatirica. Vamos convidar as outras pessoas do grupo para também conhecerem o Bosque”, relatou Haroldo, que estava acompanhado do filho, Pedro Vitor.

Lina chegou ao Bosque com apenas três meses, após ser resgatada de um cativeiro pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), onde vivia como animal doméstico. Em seguida, ela foi levada para o Bosque Rodrigues Alves para receber cuidados e adaptação para viver no recinto. Há mais de 10 anos o espaço não tinha entre seus animais um felino.

“A expectativa do público era grande para a apresentação da jaguatirica e, a partir de hoje, o público já poderá visitá-la. É um momento muito importante para todos nós, que iniciou com o projeto do recinto dentro dos padrões ambientais, a construção, e, agora, a apresentação para o público. Temos um novo animal no Bosque e uma ótima opção de lazer nas férias”, afirmou o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Deryck Martins. Ele detalhou ainda que a espécie é caçada de forma irregular pelo valor da pele e até mesmo para alimentação.

De acordo com a veterinária do Bosque, Ellen Eguchi, o animal passou por um processo de adaptação antes de ser colocado para visitação. “Quando ela (jaguatirica) chegou aqui, ela só comia carne cozida, o que é completamente errado. Então, aos poucos, fomos fazendo esse processo de ambientação para ela perder os ‘costumes de animal’ doméstico e se aproximar de um que viva na natureza. Hoje, ela já come carne crua, ração e presa viva, que é de fundamental importância para os felinos”, explicou.

“No recinto, tem um lago e troncos de árvore para que ela possa subir e afiar as garras, tudo para que o espaço se aproxime ao máximo do ambiental natural em que essa espécie vive”, completou Ellen Eguchi.

O recinto que hoje abriga o felino começou a ser construído em setembro deste ano, dentro dos padrões exigidos na normativa Nº 7/2015, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O espaço tem 100 m² e terá a possibilidade de receber um novo felino macho da mesma espécie, para que seja feito o pareamento entre o casal, ou seja, juntar os dois animais.

“Já iniciamos uma conversa com a equipe do Museu Emílio Goeldi para trazer um animal da mesma espécie, sendo macho, para o Bosque e, assim, fazer o pareamento dos animais. A ideia é que ele chegue no primeiro semestre de 2017”, revelou o titular da Semma.

Durante a apresentação da jaguatirica, os visitantes puderam conferir a exposição de animais empalhados e sementes; apresentação do projeto VetKids, da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra); pintura no rosto das crianças e de desenhos, além de apresentação do dueto de cordas do grupo Charme do Choro. As crianças presentes ganharam ainda máscaras e travessas em formato de jaguatirica.

Outros espaços do Bosque Rodrigues Alves

No último ano, o Bosque Rodrigues Alves Jardim Zoobotânico da Amazônia recebeu investimentos para construção e reformas de espaços. Além do recinto da jaguatirica, também foi construído um espaço para os macacos pregos, setor extra e prédio da necropsia. Outros espaços, como prédio da fauna, quarentena, auditório, recinto da arara azul e do murucututu, além do jardim sensorial passaram por reforma.

“Ao longo do último ano, os espaços do Bosque receberam reformas e construções. Com esse trabalho estamos cada vez mais nos adaptando às normas regulamentais do Ibama. E contamos com ajuda de parceiros no processo de colaboração, pesquisas e trato dos animais no Jardim Zoobotânico”, ressalta a diretora do Bosque, Lindomar Silva.

As árvores do Bosque também recebem os serviços de manutenção diariamente da equipe de flora do Bosque Rodrigues Alves, composta por engenheiros agrônomos, florestais e técnicos agrícolas, que avaliam e executam, junto com a equipe operacional, os serviços.

Texto: Ana Paula Azevedo
Foto: Adriano Magalhães-Comus
Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA)