Outubro Rosa: Servidoras e servidores da Semma participam de palestra sobre prevenção do câncer de mama

A campanha Outubro Rosa nasceu na década de 1990, com o objetivo de estimular a participação da população no controle e prevenção do câncer de mama, que é o segundo tipo de tumor que mais mata mulheres no Brasil. Ao longo de todo o mês, diversas ações são realizadas a fim de ressaltar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belém (Semma), realizou, nesta quinta-feira, 27, uma palestra em alusão ao Outubro Rosa, alertando sobre o câncer de mama e o câncer de colo do útero. A ação foi realizada em parceria com o Sesc Doca.

“É importante que as mulheres tenham esse conhecimento e sejam multiplicadoras dessas informações. A campanha Outubro Rosa tem a finalidade de estimular as mulheres e a sociedade na prevenção do câncer de mama”, destacou a fisioterapeuta do Sesc Doca Bruna Age.

Prevenção é essencial

Para a servidora da Semma, Júlia Pamplona, o cuidado na prevenção contra o câncer de mama é essencial no dia a dia. Além disso, a prevenção é fundamental para todas as mulheres.

“A gente já sai da palestra pensando em fazer os exames, em se cuidar. Além disso, a gente sai com o pensamento focado em ajudar outras mulheres. Se cuidar é muito importante. É fundamental se prevenir. E no caso do câncer de mama, se for diagnosticado precocemente, você tem mais chances de cura. Sem dúvidas, isso é muito importante”, ressaltou Júlia.