Plantio de árvores na Augusto Montenegro abre a Semana do Meio Ambiente em Belém

“O plantio de árvores ajuda a natureza, ajuda os bichinhos e ajuda o meio ambiente”, afirma sorridente a estudante Alice dos Santos Magno, 8. Ela foi a primeira a realizar o plantio de uma muda da espécie Ipezinho, na avenida Augusto Montenegro, próximo à rua da Marinha, no bairro da Marambaia, nesta segunda-feira, 05, no Dia Mundial do Meio Ambiente.

A atividade reuniu 35 crianças do terceiro ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental República de Portugal, que plantaram mudas de Ipezinho e Flamboyanzinho na via e abriram a programação de conscientização, cuidado  e preservação da natureza realizada pela Prefeitura de Belém por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e que segue até o dia 11 junho.

120 mil árvores só em Belém

A ação faz parte de uma série de atividades que compõem a política pública de arborização da Prefeitura de Belém que tem como meta o plantio de 120 mil novas árvores na capital até o final de 2024. A atividade desta manhã é parte do plantio de 2.226 árvores que serão distribuídas em vários pontos da cidade. A  Semma afirma que serão 1.000 árvores somente na avenida Augusto Montenegro.

Este ano a Semana do Meio Ambiente traz o tema “A Mudança Climática em Nossas Mãos” que, de acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Christiane Ferreira, é oportuno e necessário. “Nós entendemos que o compromisso é de todos. A gente busca sensbilizar a sociedade sobre a importância da preservação do meio ambiente, a importância do descarte correto do lixo, seja ele doméstico ou eletrônico. E também que essas pessoas sensibilizadas sejam interlocutores para que todos nós possamos ter o mesmo sentimento e compromisso”, explicou a titular da Semma.

Plantio

Para o Dia Mundial do Meio de Ambiente, a Prefeitura de Belém programou o plantio simultâneo de 356 árvores frutíferas em 178 escolas municipais e, no Bosque Rodrigues Alves, o plantio de outras 110 árvores. Entre as espécies escolhidas estão o cumaru, mogno, angelim, mogno brasileiro e cujaçu.

“O Dia Mundial do Meio Ambiente traz essa conscientização para despertar nas crianças a importância de cuidar e zelar pelo meio ambiente e o meio ambiente é o nosso bem mais precioso”, disse a professora Danielle Castro.

Para o estudante Gabriel Reis, 9, estar na av. Augusto Montenegro com os demais colegas de classe no plantio de Ipezinho foi uma novidade. “Eu enterrei ela (muda do Ipê), bati na terra e ela vai ficar bonita. Eu gostei”, contou.

“Nós precisamos tornar esse ambiente agradável para as pessoas e é por isso que a arborização está sendo realizada. Trabalhar meio ambiente é trabalhar educação ambiental com as crianças. Educação ambiental é algo que a gente planta hoje e colhe os benefícios no futuro”, afirmou o diretor do departamento de áreas verdes públicas da Semma, Kayan Rossy.

Saiba mais sobre a programação da Semana do Meio Ambiente em Belém.