Melhorar a arborização da cidade é uma das prioridades da Prefeitura de Belém. Nesta segunda-feira, 10, uma das áreas que recebeu maior arborização foi a Praça Dorothy Stang, no bairro da Sacramenta.
Promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) a ação integra a programação da Semana do Meio Ambiente e foi realizada em parceria com a empresa Hidrosan.
Ilhas de calor
A decisão para aumentar a arborização da praça Dorothy Stang se deu após os técnicos da Semma identificarem no espaço e no entorno o fenômeno definido como ilha de calor. Esse fenômeno é sempre detectado onde há ausência de cobertura verde, provocando temperaturas elevadas.
A comerciante e moradora do local, Lucivânia da Silva, diz que ficou feliz com a decisão da Semma para desenvolver esse trabalho de arborização. “Para mim, quanto mais árvores plantadas na praça melhor, porque mais agradável ela fica. Agora também cabe à população cuidar das mudas que a Prefeitura está colocando. Somos nós que moramos aqui, que temos o dever de ajudar a cuidar”, afirma.
Espaço para plantio
Foram plantadas 66 mudas de ipê de jardim (bignônia-amarela), que vão se juntar a outros vegetais como mangueiras, goiabeiras e jambeiros existentes na praça, buscando potencializar a arborização local. A praça Dorothy Stang se localiza próximo a áreas denominadas de aglomerados subnormais, onde os espaços para arborização são muito pequenos ou quase nenhum.
O gerente de Meio Ambiente da empresa Hidrosan, Marcelo Picanço, diz que participar da ação é uma forma de demonstrar a preocupação da empresa com a preservação. “É fundamentalmente a arborização da nossa cidade. A população deve compreender o quanto isso é importante, para que a cidade fique com temperaturas mais agradáveis”, afirma Picanço.
Outros benefícios
Além do pantio de mudas, a praça Dorthy Stang vai receberá revitalização pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) e também serão desenvolvidas atividades de educação ambiental, que serão disponibilizadas aos moradores.
Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, Christiane Ferreira, a população do entorno da praça tem demonstrado compromisso com a preservação ambiental. “Nós faremos a orientação, como por exemplo, o malefício do uso de pneus usados aqui para proteger vegetais, que além de ser um produto poluente acaba por estrangular e impedir o desenvolvimento das árvores”, informa a titular da Semma.