Prefeitura de Belém notifica empresa flagrada fazendo descarte irregular de lixo

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), notificou na manhã desta terça-feira, 30, o proprietário e o motorista de um caminhão utilizado para despejar lixo, irregularmente, na travessa Timbó com a passagem Saldanha Marinho, no bairro da Pedreira.

O caso ocorreu na última sexta-feira, 26, quando um veículo utilizado pela empresa MC Logística foi flagrado despejando resíduo sólido em plena via pública, desrespeitando qualquer orientação da Prefeitura sobre o descarte correto de lixo e entulho em Belém. A Semma foi informada sobre o crime ambiental a partir de denúncias da população realizadas pelas redes sociais, permitindo a identificação dos autores do delito.

Ao ser notificado pela Semma para dar esclarecimento sobre o depósito irregular de lixo, o proprietário da MC Logística afirmou que o descarte do material foi realizado sem o conhecimento da empresa. “Não sou conivente com esse tipo de situação. Moro no bairro há mais de 40 anos e não faria isso logo no meu bairro. Foi uma infelicidade do motorista”, disse.

O motorista do caminhão declarou que agiu de forma equivocada e afirmou que o despejo de lixo no local não é um caso isolado. “Só joguei as caixas de papelão ali porque já tinha um monte de lixo acumulado naquele local. Não achei que haveria maiores problemas, pois como disse, eram só caixas de papelão e a população levou tudo”.

O corpo técnico da Semma trabalha na elaboração de um relatório sobre o caso, o qual vai visa a autuação da empresa para responder o ocorrido, de acordo com a Lei 9.605 de 1998, que prevê crime ambiental para quem jogar lixo na frente de postos de saúde, escolas, canteiros, praças e esquinas. A multa para quem for flagrado lançando lixo e entulho na cidade é de R$ 607, 97.