A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizou neste domingo, 19, no Horto Municipal, a primeira edição da “Ecofeira de Servidores da Semma”. A iniciativa visa estimular o fortalecimento das cadeias produtivas diretamente ligadas à economia circular, criativa, solidária e à bioeconomia na capital paraense.
“A Semma tem como prática valorizar a economia sustentável e circular. Nada melhor do que trazer os nossos servidores para terem essa prática no nosso dia a dia. Além disso, é uma forma de proporcionar ao servidor uma renda adicional, não somente em capacitações, mas em atividades extras, sejam elas culturais, artísticas e econômicas”, destacou a secretária municipal de Meio Ambiente, Christiane Ferreira.
Segundo ela, tem um papel fundamental junto à população: conscientizar a todos sobre compras conscientes e redução de impactos ambientais, causados por grandes desperdícios de resíduos e, ao mesmo tempo, incentivar o empreendedorismo local.
“A feira traz um viés ambiental, por meio da venda de materiais sustentáveis. Além disso, o evento é importante para o servidor, por dar oportunidade de mostrar o seu talento e incentivá-lo a empreender com foco na sustentabilidade”, avaliou a servidora da Semma, Goreth Queiroz.
Valorização do servidor
Os visitantes da ecofeira aprovaram a iniciativa e aproveitaram para adquirir diversos produtos. Para a pedagoga Rosiane Alcantara, o evento é sinônimo de benefícios tanto para os servidores, como para a população.
“O Horto é um espaço muito bem conservado, ideal para toda a família. A iniciativa da feira gera bons resultados para todos, garantindo a valorização dos servidores. Esse reconhecimento dos profissionais, por meio de suas habilidades e de seus talentos, é muito importante. Essa ideia da feira foi brilhante”, ressaltou Rosiane.
A 1ª edição da Ecofeira dos Servidores da Semma contou com a venda de diversos produtos, como artesanatos, biojoias, brechós e espaço gastronômico. O evento também contou com a participação voluntária do músico Kareka Braga e do DJ Sonoro Paraense. “Esse trabalho voluntário dos artistas locais tem a finalidade não somente de somar com a feirinha, mas proporcionar também alegria e cultura à população que utiliza essa área pública de Belém”, finalizou a secretária Christiane Ferreira.
A Ecofeira dos Servidores da Semma será realizada sempre no último domingo do mês, no Horto Municipal. Além de gerar renda, o evento é uma oportunidade de difundir a cultura local, com o apoio de artistas da cidade.
Texto: