Prefeitura promove ação emergencial de manutenção de mangueiras para evitar quedas

[metaslider id=3828]

Devido ao período de chuvas constantes, a Prefeitura de Belém está promovendo uma ação emergencial para evitar as quedas de árvores na cidade. Nesta quinta-feira, 9, equipes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semma), Saneamento (Sesan) e Urbanismo (Seurb), além da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Defesa Civil, Corpo dos Bombeiros e Celpa, estiveram na avenida Generalíssimo Deodoro entre as ruas Bernal do Couto e Oliveira Belo.

Neste primeiro trecho do mutirão foram feitas avaliações, podas e manutenção das 16 mangueiras. Duas delas precisaram ser retiradas por causa das inclinações acentuadas. No local serão plantadas novas mudas. Mais de 50 homens trabalharam na operação.

“Estaremos cada dia em um corredor de mangueiras centenárias fazendo a manutenção das árvores. Vale ressaltar que os serviços de prevenção já estavam sendo realizados desde outubro do ano passado e agora estão intensificados”, explicou o titular da Semma, Carlos Fabrício Dias.

Desde outubro de 2016 foram podadas mais de 250 árvores na cidade, sendo que 90% delas foram mangueiras. “A Semma realiza a manutenção das árvores constantemente, porém, tivemos acidentes naturais recentemente e as chuvas junto com o vento forte contribuíram. As mangueiras que caíram já tinham sido avaliadas e estavam em bom estado, mas infelizmente não temos como prever os acidentes ocorridos pela ação da natureza”, disse o diretor do departamento de áreas verdes públicas da Semma, Paulo Porto.

Os galhos e plantas retirados das árvores são triturados no local para evitar a necessidade de muitos caminhões rodando pela cidade, o que contribuiria para o aumento da poluição. Além disso, o material é reaproveitado para fazer adubo, diminuindo a quantidade de resíduos nos lixões.

Belém conta com mais de 12 mil mangueiras, incluindo os espaços dos distritos de Icoaraci, Mosqueiro e Outeiro. Só no centro da cidade são 3.200 árvores centenárias.

A ação prossegue nesta sexta-feira, 10, na rua dos Tamoios, entre a travessa Padre Eutíquio e a avenida Serzedelo Correa. O trânsito será interditado no local a partir das 9h, até o encerramento da operação.

Texto: Priscylla Gester
Foto: Oswaldo Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)