Projeto “Florir Belém” chega à avenida Governador José Malcher

[metaslider id=3960]

A avenida Governador José Malcher ficará mais colorida: os canteiros das mangueiras que compõem a paisagem da via vão ganhar flores e uma nova padronização. O projeto “Florir Belém” começou a ser executado na tarde desta segunda feira,10, com uma ação de agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). Eles percorreram a avenida para orientar e esclarecer moradores e comerciantes da área sobre a novidade. E à noite os novos canteiros foram instaladas.

Toda a extensão da avenida será contemplada, mas nessa primeira etapa a ação chegará ao trecho da José Malcher entre a avenida José Bonifácio e a travessa 14 de Abril, em São Brás.

O comerciante Romilson Oliveira ouviu com atenção as recomendações e aprovou a novidade. “É um projeto para melhorar não só esteticamente, mas também tem a intenção de evitar acidentes e preservar o meio ambiente. Estou ouvindo com atenção para colaborar de forma positiva”, comentou.

A ordenação faz parte do projeto “Florir Belém”, que tem o objetivo de dar mais vida aos logradouros públicos. O projeto, ligado ao Gabinete do Prefeito, inclui não só intervenções de paisagismo, mas também de ordenação e padronização, tudo baseado no Manual de Arborização Urbana de Belém, conforme explica a coordenadora geral do projeto, Bruna Lorrane. “Podemos dizer que é uma postura de ordenamento público e de prevenção ambiental. Vamos retirar esses canteiros improvisados que acumulam água, causando assim o enfraquecimento da raiz e por fim o apodrecimento. Vamos colocar ao redor plantas chamadas de plena sombra, especificas para os pés das mangueiras”, explicou ela.

O projeto pretende também fazer intervenções em lixões e locais de despejo de entulhos. “Estamos selecionando junto à Sesan dez pontos na cidade onde funcionam lixões e áreas de entulhos para intervir nesses locais”, adiantou.

Para o autônomo José Guilherme, que trabalha na avenida José Malcher, a iniciativa é válida. “Eu gostei da ideia, é louvável essa atitude da Prefeitura. Precisamos cuidar mais das nossas plantas e tenho certeza que a cidade vai ficar mais bonita”, afirmou.

Texto: Victor Miranda
Foto: Alessandra Serrão – NID/Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)