O que você procura?

Semma e Pátio Belém fecham parceria no reaproveitamento de alimentos para adubo

Pensar em práticas que reduzam a geração de lixo é fundamental para causar menos impactos ao meio ambiente. Uma forma de fazer isso é a compostagem do material orgânico, que pode ter um outro destino final e não apenas as lixeiras. 

Para quem não conhece, a compostagem consiste em um processo biológico de decomposição e reciclagem de matéria orgânica, como sobras de frutas, verduras e fezes de animais herbívoros. O resultado disso é uma espécie de terra preta, que pode ser aplicado para melhorar o solo sem contaminar o meio ambiente. 

Quem tem usado dessa prática é o shopping Pátio Belém. O estabelecimento tem recolhido todo o material orgânico da praça de alimentação e tem dado um outro destino para os restos de alimentos que sobram diariamente nas lixeiras do local. Além de ajudar no meio ambiente, a atitude do espaço tem resultado em uma forte parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belém (Semma), que tem recebido o excedente da compostagem e usado o material para adubar as plantas do paisagismo da capital paraense. 

“Essa parceria entre a Semma e o shopping é muito boa. A gente tem necessidade desse material. Esse composto que é feito pelo shopping é muito bom, que vai ser muito bem reaproveitado. E como a gente tem escassez desse material, essa parceria que o shopping está nos fornecendo vai ser, com certeza, muito interessante e importante pra gente”, destaca Ieda Cunha, diretora do Departamento de Produção de Mudas da Semma. 

A Granja Modelo da Semma voltou a produzir mudas para abastecimento da arborização da capital paraense na atual gestão da Prefeitura de Belém e tem recebido o composto orgânico disponibilizado pelo Pátio Belém. Além da produção de mudas, o local passará a contar com uma fábrica de gradis, que é um equipamento fundamental para manter animais e pessoas afastados das áreas de plantio sem impedir que a luz do sol chegue às plantas e ao solo.

A ação do shopping, além de ajudar a cuidar do meio ambiente, também serve de exemplo para outros estabelecimentos, mostrando que simples atitudes podem, e muito, mudar a realidade de uma cidade. Garantir um destino adequado para os materiais orgânicos consumidos diariamente pode transformar nossa Belém em uma cidade cada vez mais verde e melhor para viver.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Notícias Relacionadas: