O que você procura?

Centrais Sindicais e Prefeitura de Belém transformam o Dia do Trabalhador em marco de conquistas e desafios

Um dia para lembrar as lutas, as conquistas, os desafios da classe trabalhadora. Assim foi o ato organizado por diversas centrais sindicais com o apoio da Prefeitura de Belém neste domingo, 30, na praça da República. Celebração do Dia do Trabalhador, que é nesta segunda-feira, 1º de maio. 

A programação teve atrações artísticas e vários serviços públicos da Prefeitura para os trabalhadores e trabalhadoras da cidade. Vacinação; cadastro no Portal do Trabalhador; programa de regularização fundiária Terra da Gente; e serviços de saúde. Foram algumas ações que a Prefeitura de Belém disponibilizou beneficiando de forma direta os cidadãos. 

Gestão comprometida com os trabalhadores

“A nossa gestão sempre esteve comprometida com a luta dos trabalhadores. Melhorar a qualidade de vida da classe trabalhadora é melhorar a vida daqueles que habitam o nosso país”, destacou o vice-prefeito de Belém, Edilson Moura, durante a ação. 

O programa de participação popular da Prefeitura de Belém, o “Tá Selado”, foi o articulador da gestão com as centrais sindicais e sindicatos trabalhistas para a viabilização de tudo.

Segundo um dos coordenadores do “Tá Selado”, Marquinhos Silva, a escolha da praça da República como local da ação foi estratégico, pois durante o final de semana muitos trabalhadores já frequentam o local com suas famílias. 

“Durante a semana, por causa dos trabalhos, muitas pessoas não conseguem ir a uma secretaria para acessar os serviços. Então resolvemos trazer os serviços para cá”, explicou Marquinhos. 

O presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Cléber Rezende, da coordenação do evento, diz que a ação pode ser resumida em garantir uma pauta trabalhista com mais empregos, renda, saúde e valorização do salário mínimo. “A nossa expectativa é que possamos reconstruir os direitos da classe trabalhadora, que no último período sofreu com um desmonte no Brasil”, afirma Cléber. 

População abraçou a ação 

Logo cedo, muitos populares já buscavam os servidores da Prefeitura na ação pelo Dia do Trabalhador. O comerciário João Willys Borges aproveitou para atualizar sua carteirinha de vacinação na sala de vacinação móvel da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). 

“Enquanto trabalhador, nós precisamos ter acesso a todos os nossos direitos e a vacinação é um direito fundamental. É muito bom saber que no Dia do Trabalhador nós temos todos esses serviços da Prefeitura”, diz o comerciário João. 

No estande da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), a contadora Abelys Ascanio aproveitou para emitir o cartão Passe Fácil Estudante para a filha. “Parabéns à Prefeitura pela iniciativa que ajuda a todos nós trabalhadores que sofremos com a falta de tempo para resolver as coisas nas secretarias”. 

E, no Dia do Trabalhador muitos aproveitaram a ação até para trabalhar. Foi o caso do ambulante Ronaldo Lameira, que trabalha com a venda de água e refrigerantes há três anos. “O trabalho representa muita coisa na minha vida. Eu amo trabalhar e festejar o meu dia como trabalhador é maravilhoso. A festa tá linda”, declara o ambulante.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Notícias Relacionadas: