Ministério das Cidades seleciona Belém para a execução do Plano Municipal de Redução de Riscos

Representantes da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e da Prefeitura de Belém estiveram reunidos na manhã de terça-feira, 9, para definir o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), planejamento idealizado pelo Ministério das Cidades e executado pela Ufra.

Por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Comissão Municipal de Defesa Civil, a Prefeitura participou do encontro onde foi apresentado o plano que estabelece aos municípios a responsabilidade no estudo de áreas de risco, de forma a mapear os pontos mais críticos e apontar quais problemas podem acontecer em cada local, como enchentes, deslizamentos e quedas de barrancos.

“A Prefeitura de Belém, no ano de 2021, realizou, junto com a CPRM – Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais – o mapeamento das áreas de risco da cidade, juntamente com suas 39 ilhas. Então, o novo plano vem para somar o trabalho realizado em 2021 e enriquecê-lo, possibilitando que a Prefeitura possa tornar a nossa cidade mais resiliente”, destacou a secretária de Meio Ambiente de Belém, Christiane Ferreira.

A Ufra foi convidada pelo Ministério das Cidades a participar da elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos e Belém está entre as 20 cidades escolhidas para receber o planejamento. “O plano visa elaborar um plano estratégico para o monitoramento, redução e controle de situações de risco das áreas mapeadas. A gente vai realizar um diagnóstico das áreas de risco, propor intervenções estruturais e não estruturais, vai priorizar soluções baseadas na natureza, incorporar o conhecimento local das pessoas, via mapeamentos participativos, para elaborar, por fim, um plano final, que é um instrumento de planejamento importante para os municípios”, explicou a professora da Milena Andrade, da Ufra.

O PMRR é um instrumento fundamental para a redução de riscos nos bairros da capital paraense. “É importante para diminuir os riscos de inundações, erosões e alagamentos tanto nos bairros da cidade, quanto nas áreas costeiras. Esse planejamento pode ser utilizado para melhorar a qualidade de vida das pessoas, reduzindo os riscos na cidade”, complementa Milena.Além do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), Belém aderiu ao programa do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR).