Dia do Engenheiro Florestal é comemorado no Bosque Rodrigues Alves

[metaslider id=2164]

O Dia do Engenheiro Florestal foi comemorado, neste domingo, 12, com programação especial preparada em uma área de preservação localizada no centro da cidade, o Bosque Rodrigues Alves Jardim Zoobotânico da Amazônia. Uma realização da prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em parceria com a Associação Profissional dos Engenheiros Florestais do Pará (Apef), a programação incluiu atividades como, caminhadas ecológicas, guiadas por engenheiros florestais da Semma.

O evento contou também com a participação de engenheiros florestais do bosque, da associação, além de convidados e visitantes. “Eu acho muito importante comemorar o dia do engenheiro florestal, dentro de uma área de preservação nativa, que é o bosque, pois esses profissionais contribuem para preservar esse local. Eles têm um papel fundamental nesse desafio, que é manter essa área no centro da cidade. E, juntos, prefeitura de Belém e Apef, estão mostrando a importância do engenheiro florestal e de se preservar esse espaço”, destacou o titular da Semma, que também é engenheiro florestal, Deryck Martins.

“Gostaria muito de agradecer o apoio que a Semma nos deu para realizar essa programação. Tenho certeza que essa é a primeira de muitas que estão por vir. Sempre digo que, se quando a Amazônia foi descoberta, já existisse a figura do engenheiro florestal, certamente teríamos um mapa mais verde. Pois eles estariam lá para preservar as árvores”, afirmou o presidente da Apef, Ary Franco.

O público visitante pôde, ainda, aproveitar aulas de ioga; massagem relaxante; requalificação das energias, através de ritual xamântico; energização cósmica; e atividades educativas para crianças.

“Eu e dois amigos resolvemos visitar o bosque hoje, pois sabemos a importância desse lugar. E ficamos muito felizes em ver que a data foi lembrada e está sendo comemorada aqui. Acredito que todos, independente de pertencer a área ambiental ou não, têm o dever de cuidar da natureza, pois ela nos traz grandes benefícios”, disse o estudante de engenharia florestal, David Martins.

História – O Dia do Engenheiro Florestal é comemorado dia 12 de Julho, em lembrança ao dia do santo protetor desse profissional, São João Gualberto. “Conservar e saber usar” era o lema de São João Gualberto, monge italiano que se dedicou ao cultivo de bosques florestais, no século X. Por causa de sua história de amor às florestas e senso de preservação, o santo foi proclamado protetor dos engenheiros florestais, e a data de seu falecimento, 12 de julho de 1073, foi eleita para celebrar o Dia destes profissionais.

Texto: Ana Paula Azevedo
Foto: Ascom Semma