Prefeitura de Belém realiza oficina sobre as capacidades de resiliência climática e de desastres na capital

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realiza, nos dias 11 e 12 de março, a oficina MCR2030, de análise das capacidades de resiliência climática e de desastres de Belém. O evento conta com a parceria do UNDRR (líder da iniciativa MCR2030) e do ICLEI (colíder da iniciativa MCR2030), e será realizado no auditório do Censipan, na avenida Júlio César, no bairro de Val-de-Cães.

A oficina, ligada à preparação de Belém para realizar a COP-30, em 2025, é dirigida aos membros do Fórum do Clima, secretarias e colaboradores da Prefeitura de Belém nas áreas de planejamento, meio ambiente, infraestrutura, assistência social, habitação, defesa civil e outros setores relacionados à gestão de riscos.

11/03 – 9h30 às 16h30

Diagnóstico das capacidades de resiliência a desastres de Belém. Preenchimento da ferramenta do Scorecard do UNDRR.

12/03 – 9h30 às 13h

Integração das agendas de gestão de riscos e adaptação climática de Belém. Preenchimento do Adendo do Scorecard do UNDRR e da CAF-Banco de Desenvolvimento da América Latina.

O evento vai contar com a participação de servidores do Gabinete do Prefeito de Belém, Semma, Segep, Sehab, Semob, Seurb, Sesan, Defesa Civil Municipal, Funpapa, Fórum de Mudanças Climáticas, além de convidados do Censipam, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ufra, Ufpa, Unama, Instituto Evandro Chagas, Museu Emílio Goeldi, Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Seaster, Defesa Civil do Pará, Demapa e Fopesmma.

Para se inscrever, basta preencher o formulário a seguir: https://forms.gle/h5Vbp14vwoCzn9dH7

MCR2030

A iniciativa Construindo Cidades Resilientes 2030 (MCR2030), do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR), apoia os municípios a construir resiliência e se adaptar às mudanças climáticas. O MCR2030 na América Latina tem como prioridade apoiar as cidades amazônicas. Este apoio inclui o desenvolvimento de capacidades municipais para desenvolver planos locais de resiliência e RRD, adotando uma abordagem transversal com a agenda de adaptação climática e inclusiva das populações mais vulnerabilizadas.

Belém aderiu à iniciativa MCR2030 em 2023, com o objetivo de acelerar a implementação de ações de redução de riscos, com vistas à preparação da COP-30 em 2025, e com foco na integração da agenda climática e na resiliência comunitária. Uma série de atividades de assistência técnica para a resiliência de Belém estão previstas em 2024 e 2025, iniciando com a capacitação virtual em gestão de riscos, adaptação climática e resiliência urbana oferecida em fevereiro de 2024 por UNDRR e ICLEI aos funcionários e membros do Fórum das Mudanças Climáticas de Belém.

Texto:

Paloma Lobato