Moradores do bairro do Marco contribuem com a campanha de arrecadação de lixo eletrônico nesta sexta, 23

Os moradores do bairro do Marco tiveram a oportunidade de descartar adequadamente o lixo eletrônico nesta sexta-feira, 23. A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizou mais uma ação da campanha de arrecadação de lixo eletrônico na cidade.

Muitas pessoas compareceram ao local para descartar eletrônicos e eletrodomésticos com defeitos ou obsoletos, uma forma adequada para evitar jogar os materiais em lixos comuns.

Alerta – De acordo com dados das Nações Unidas, o lixo eletrônico, também denominado de resíduos de equipamento eletroeletrônico (REEE), já é considerado o tipo de resíduo que mais cresce em todo o mundo. Calcula-se que esse tipo de resíduo alcançou aproximadamente 50 milhões de toneladas em 2018. Se nada for feito, esse volume deve dobrar em muito pouco tempo.

A senhora Terezinha Feitosa, dona de casa, levou equipamentos para descartar.  “Eu faço doação do material que tenho em casa para reaproveitamento, como móveis e utensílios domésticos, mas o material eletrônico eu nunca doei com receio que as pessoas descartassem de forma errada, hoje vim trazer aqui”, contou.

Reutilizar e reciclar

Além de contribuir para a preservação ambiental, a campanha desenvolve ações para conscientizar a população sobre a importância de reduzir, reutilizar e reciclar, promovendo um ciclo sustentável para o descarte de resíduos eletrônicos.

O professor Renato Pantoja também contribuiu com a campanha e aproveitou para fazer um apelo: “As pessoas têm que ler mais sobre o lixo eletrônico e se conscientizar que esse material não pode ser jogado em qualquer local, de qualquer maneira. As pessoas deveriam saber o perigo que é não destinar corretamente esses eletroeletrônicos”, alerta o professor.

Boas práticas – Anna Cristina Campos, síndica do condomínio Torres Dumont, localizado na Avenida Dr. Freitas, ficou sabendo da campanha através das redes sociais da Prefeitura de Belém e resolveu fazer uma arrecadação de lixo eletrônico entre os moradores do residencial.

“Com pequenas atitudes podemos gerar grandes resultados. Desde o início da minha gestão como síndica, tento realizar ações que incentivem boas práticas. A reciclagem é um exemplo. Com essa ação evitamos que esse material vá parar no lixo comum e ainda contribuimos com a geração de recurso para algumas famílias”, informa.

“Tem sido muito gratificante realizar essa ação, primeiro pela oportunidade que temos de alertar a população sobre o perigo desse tipo de resíduo, segundo porque temos a certeza de estar contribuindo concretamente para preservar o meio ambiente”, afirma o diretor geral da Semma, Leonardo de Jesus.