Parceria entre Prefeitura de Belém e Senac oferece cursos gratuitos a servidores

Servidores e servidoras do município de Belém passam a ter uma oportunidade especial a partir deste mês de setembro. A Prefeitura acaba de estabelecer parceria educacional com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), por meio da Secretaria de Administração (Semad), e garante 105 vagas gratuitas distribuídas em seis cursos estratégicos e de alto nível.

A iniciativa faz parte do programa de valorização do servidor e, nesta ocasião, ganha nuances afinadas com a política de formação com vistas à realização da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30) na capital paraense, em 2025.

Os cursos ofertados neste momento são todos presenciais, ocorrendo no próprio Senac, e são classificados como cursos de aperfeiçoamento ou de qualificação profissional. Os inscritos devem estar inseridos no grupo baixa-renda, ou seja, ter dois salários mínimos como renda total da casa.

Os seis cursos são os seguintes: “Recepção de hotéis: operação e procedimentos”, “Informática básica”, “Bases da cozinha”, “Barista”, “Manicure e pedicure” e “Operar sistemas operacionais cliente, aplicativos, de escritórios e periféricos”.

Os cursos garantem desde mais ferramentas para que os servidores refinem seu desempenho na máquina pública, quanto a abertura de novas oportunidades de renda.

Dependentes diretos dos servidores também estão aptos a se inscrever em um dos cursos, ampliando a capacidade da capital de atender demandas da economia local.

A secretária municipal de Administração, Jurandir Novaes, destaca que, desde 2021, o Governo Municipal tem se dedicado a ofertar um conjunto de oportunidades de formação para as diversas categorias de servidores, porque entende que a valorização desse quadro passa tanto pela renda quanto pela sua qualificação, além de outras estratégias administrativas que a Prefeitura tem se dedicado. Para se ter ideia, pelo menos 3.800 servidores já passaram por atividades formativas, que chegam a mais de 90 até o momento.

A realização da COP-30 em Belém tem sido olhada com muita delicadeza pela Prefeitura, e a formação da sua rede de trabalhadores é uma das prioridades. A parceria com o Senac, reafirma a secretária, “é costurada neste esforço político do governo de se valer de seu potencial articulador junto a setores de alto nível e reconhecimento na sociedade”.

Espera-se de cada servidor tanto a adesão quanto o bom proveito de cursos que, no mercado, poderiam custar 500 ou 800 reais, por exemplo, e que, nesta ocasião, estarão sendo disponibilizados gratuitamente.

Banco de Oportunidades

Após a conclusão dos cursos classificados como de qualificação, os alunos serão inscritos no Banco de Oportunidades, em que suas informações ficarão disponíveis para empresas interessadas. Poderão, portanto, ser chamados para ocupação de cargos sob regime de CLT, bem como para parcerias profissionais.

Cursos disponíveis:

1 – Bases da cozinha
Vagas: 15. Cadastro de reserva: 10
Carga horária: 60h
Horário: 8h às 12h e 13h às 18h
Período do curso: 16/09 a 25/11/2023 (aos sábados)
Pré-requisito: Idade maior ou igual a 16 anos.

2 – Barista
Vagas: 10. Cadastro reserva: 05
Carga horária: 160h
Período do curso: 18/09 a 11/12/2023 (segunda a sexta)
Pré-requisito: Ensino Médio Completo e ter ou ser maior que 18 anos.

3- Manicure e pedicure
Vagas: 15. Cadastro reserva: 07
Horário: 08:30h às 12:30h
Período do curso: 18/09 a 21/11/2023 (segunda a sexta)
Pré-requisito: Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) completo e ter idade igual ou superior a 18 anos.

4 – Recepção de hotéis: operação e procedimentos
Vagas: 20. Cadastro reserva: 10
Carga horária: 36h
Período do curso: 18/09 a 28/09/2023 (segunda a sexta)
Pré-requisito: Estar cursando, no mínimo, o 1º ano do Ensino Médio e ter idade maior ou igual a 18 anos.

5 – Informática básica
Vagas: 25. Cadastro reserva: 12
Carga horária: 160h
Período do curso: 02/10 a 04/12/2023 (segunda a sexta)
Pré-requisito: Ensino Fundamental Incompleto (6º ano) e ter idade mínima de 14 anos.

6 – Operar sistemas operacionais cliente, aplicativos, de escritórios e periféricos.
Vagas: 20. Cadastro reserva: 10
Carga horária: 72h
Período do curso: 18/09 a 01/11/2023 (segunda, quarta e sexta)
Pré-requisito: Ensino Fundamental Incompleto e ter idade mínima de 15 anos.

Inscrições e mais informações:
91 98118-5795 | egp@semad.pmb.pa.gov.br