Prefeitura apresenta a servidores municipais parceria com a Unama para descontos em cursos

Mais de 100 representantes de secretarias e órgãos da Prefeitura de Belém, em sua maioria Agentes de Desenvolvimento e Capacitação (ADCs), servidores dos departamentos de Recursos Humanos e da Comissão de Artes e Meio Ambiente, participaram da reunião informativa sobre o projeto de descontos nos cursos oferecidos pela Universidade da Amazônia (Unama). O encontro ocorreu na tarde desta quinta-feira, 2, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Benvinda de França Messias, no bairro São Brás.

Os benefícios exclusivos para todos servidores ativos, inativos e seus dependentes já estão acessíveis e são fruto da parceria estabelecida por meio do projeto Servidor Legal, que a Secretaria Municipal de Administração (Semad) tem articulado com diversos empreendimentos da cidade. Estiveram presentes a secretaria Jurandir Novaes, o pró-reitor de Ensino da Unama, Eden Ferreira, e dois consultores da instituição.

Valorização

A psicóloga da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), Jaqueline Cunha, estava entre o público presente.

“Achei maravilhoso. Mostra esse compromisso de valorização do servidor. Já sou servidora há um tempinho e, até então, não tinha esse estímulo e esse incentivo pra gente continuar se capacitando, melhorado nossa formação e, assim, a nossa atuação profissional. Vou levar para o órgão todas as informações e estimular que todos ou boa parte consiga fazer esses cursos, poder ter mais sucesso profissional, melhorar a eficiência do órgão e de todo o atendimento”, afirmou ao final do encontro.

Ela acrescenta que o fato de o benefício ser estendido para os dependentes “é incentivo maior, e pelas condições diferenciadas, porque a questão financeira tem impacto no orçamento da família do servidor”.

O pró-reitor Eden Ferreira explica que os gestores da universidade ficam muito felizes de fazer a parceira. “Louvamos a iniciativa da Semad, de  promover e incentivar a qualificação, o aprimoramento profissional. Esse é nosso compromisso enquanto instituição de ensino superior, ajudar a desenvolver a nossa região, por meio da educação de qualidade. E nada melhor do que levar isso dentro dos serviços públicos, que vão ter uma interface diretamente com a população”.

A secretária Jurandir Novaes agradeceu a ampla receptividade dos órgãos municipais representados na reunião e reiterou o esforço que tem sido feito, inclusive pela própria universidade, para desburocratizar o início da parceria e o acolhimento imediato dos interessados em aderir à oportunidade.

Ela lembrou ainda das iniciativas da Prefeitura de Belém junto a instituições públicas e o trabalho para ampliar a rede de serviços com benefícios específicos aos servidores. O momento da reunião, disse, é para consolidar uma rede de multiplicadores destas informações junto aos órgãos.

Ingresso

O servidor pode escolher um dos quatro tipos de ingresso na universidade: vestibular, Exame Nacional do Ensino (Enem) dos últimos quatro anos, diploma de graduação já obtido anteriormente ou transferência de outra instituição em que esteja ativo.

Os benefícios variam. Quem optar por uma graduação na modalidade presencial tem direito a 5% a mais de desconto sobre o valor das campanhas promovidas pela instituição, que costumam variar entre 40% e 60%.

Isso significa que os servidores municipais serão beneficiados com valores entre 45% e 65%. Quem preferir uma graduação na modalidade EaD (Ensino a Distância) obterá 15% de desconto sobre o valor do curso e isenção da matrícula.

Já os que desejarem uma pós-graduação, seja de forma presencial ou EaD (ao vivo ou gravada), terão 15% de desconto sobre o valor do curso.

Contatos – A Unama disponibiliza aos servidores municipais cinco contatos exclusivos para mais informações ou efetuação da matrícula: (91) 98597-8730; (91) 99301-0332; (91) 98980-8881; (91) 98087-9691; e (91) 98437-9357.