Prefeitura de Belém assina convênio e apenados vão ajudar a manter a cidade limpa

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), assinou convênio de parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) que vai beneficiar a cidade e pessoas privadas de liberdade: os apenados vão desempenhar ações de roçagem e paisagismo das praças, canteiros centrais e demais áreas verdes em Belém e Distritos Administrativos. A assinatura foi durante cerimônia simbólica na manhã desta segunda-feira, 19, na Praça Dom Alberto Ramos, no bairro da Marambaia.

Mais 80 apenados do sistema penitenciário, entre homens e mulheres, reforçam as equipes da Secretaria de Meio Ambiente de Belém (Semma) nos serviços de limpeza, roçagem e paisagismo: um reforço no trabalho realizado pelas equipes da Semma diariamente na manutenção das áreas verdes de Belém .

Com o convênio entre a Prefeitura de Belém e o Governo do Estado, será possível ampliar a atuação das equipes em um menor espaço de tempo, garantindo, de forma imediata, melhorias na manutenção das áreas verdes da capital paraense.

“O convênio vai intensificar a atuação do setor operacional nas áreas públicas de Belém”, destaca a secretária municipal de Meio Ambiente, Christiane Ferreira. “A partir de agora, teremos mais 80 homens e mulheres trabalhando de forma incisiva, não somente com a roçagem, mas também intensificando as ações de plantio pela cidade de Belém”.

Benefícios

O serviço contratado pela Prefeitura de Belém junto à Seap traz vários benefícios às pessoas privadas de liberdade. Um deles é oferecer dignidade e tratamento humanizado aos envolvidos na ação, conservando a honra e a autoestima dos apenados, o que mostra a importância de projetos de profissionalização e incentivos que colaborem para que os direitos básicos dos condenados sejam efetivados e priorizados.

Texto:

Paloma Lobato