Prefeitura oferece oportunidade de ensino superior para servidores e de aquecimento da economia local

A Prefeitura de Belém, em mais uma iniciativa de valorização do servidor público municipal, oferece uma oportunidade especial a quem deseja ingressar no Ensino Superior. Todos os servidores – ativos ou inativos -, assim como seus dependentes – filhos e cônjuge – podem se beneficiar da parceria estabelecida entre o governo e a Universidade da Amazônia (Unama), por meio do projeto Servidor Legal, que abarcará ainda uma série de outras empresas de diversas áreas de atuação.

Com o objetivo de apresentar destalhes desta iniciativa, a Secretaria Municipal de Administração está com reunião agendada com Agentes de Desenvolvimento e Capacitação (ACD´S), representantes dos departamentos de Recursos Humanos e a Comissão de Artes e Meio Ambiente de todos os órgãos do Executivo municipal, para o próximo dia 2 de março, às 14h, na Escola Municipal Profa. Benvinda de França Messias, na Praça Floriano Peixoto, en São Brás. Enquanto isso, os servidores já podem procurar a Unama para efetuar sua matrícula.

Os interessados podem escolher um dos quatro tipos de ingresso na universidade: vestibular, ENEM, diploma de graduação já obtido anteriormente ou transferência de outra instituição em que esteja ativo.

Descontos – Os benefícios variam. Quem optar por uma graduação na modalidade presencial tem direito a 5% a mais de desconto sobre o valor das campanhas promovidas pela instituição, que costumam variar entre 40% e 60%. Ou seja, isso significa que os servidores municipais seriam beneficiados com valores entre 45% e 65%.

Já quem preferir uma graduação na modalidade EAD (ensino à distância) obterá 15% de desconto sobre o valor do curso e isenção da matrícula. E os que desejarem uma pós-graduação, seja de forma presencial, seja EAD (ao vivo ou gravada), terão 15% de desconto sobre o valor do curso.

Para aderir a essa oportunidade, é simples: o servidor deverá mostrar o seu contracheque e o documento de identificação no ato da inscrição ou matrícula. Estão disponíveis aos servidores cinco números de contato da Unama: (91) 98597-8730, (91) 99301-0332, (91) 98980-8881, (91) 98087-9691 e (91) 98437-9357.

Estímulo – A secretária municipal de Administração, Jurandir Novaes destaca a importância do acesso do servidor à formação acadêmica. “Acima de tudo, para sua vida. O servidor vai ter acesso a ferramentas, a outras habilidades, a outros conteúdos que valorizam mais o seu trabalho. Um trabalho que já é qualificado, mas, ferramentas que levem ele a pleitear novos horizontes na sua vida. Estamos ajudando na construção desse futuro e desse presente, para que a gente tenha uma máquina pública, uma máquina administrativa com servidores estimulados pelo conhecimento”, avalia.

Mas, além da parceria com o setor privado, a rede de cooperação com o setor público já vem se fortalecendo, agrega a secretária. “Acabamos de realizar um curso denso, importante, sobre um tema fundamental para compreender a história social, econômica e política do nosso estado, da nossa região e do Brasil, que foi o curso sobre a Cabanagem, com presença de mais de 400 pessoas inscritas”, cita Jurandir Novaes, referindo-se à parceria com a Faculdade de História da Universidade Federal do Pará e acrescentando a contratação de estagiários e a parceria com o Forma Pará.

Valorização do Servidor – Ao longo dos dois primeiros anos da atual gestão municipal, a Secretaria Municipal de Administração (Semad) realizou inúmeras ações – de cunho interno ou em cooperação com outras secretarias – em prol da valorização dos servidores municipais.

Entre essas iniciativas, destaca-se a criação da Universidade Livre da Amazônia (Ulam)lançada oficialmente no dia 27 de maio de 2022. Trata-se de uma estratégia de atividades formativas da administração municipal ancorada em um pensamento livre e crítico.

Servidor Legal – O projeto é um braço do programa de valorização do servidor que a Prefeitura tem implementado e Jurandir Novaes ilustra mencionando a política salarial. “Temos valorizado, do ponto de vista salarial, aqueles servidores que tinham seu vencimento-base ou que ainda têm seu vencimento-base abaixo do salário mínimo. Já ultrapassamos em 20% a recomposição do vencimento-base. Quando assumimos estava R$ 827 reais; já ultrapassamos os mil reais de vencimento-base para mais de 50% dos servidores”, descreve.

O projeto Servidor Legal também aquece a economia local, reafirma a secretária. “A gente tem um selo que é atribuído a toda essa rede de prestação de serviço, onde você está vinculado a um projeto social, político, administrativo importante, dentro do município de Belém. Nós temos cerca de 30 mil servidores na Prefeitura. É um público grande”, diz ela, um público que talvez não pudesse ter acesso a determinados bens se não fossem os benefícios ofertados.