Prefeitura promove ação para lembrar o Dia Mundial de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Com o objetivo de conscientizar os trabalhadores da educação sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho, a Prefeitura Municipal de Belém concluiu nesta sexta-feira, 28, as atividades da programação alusiva ao Abril Verde. A programação ocorreu na Secretaria Municipal de Educação (Semec), por meio do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nast).

A secretária municipal de Educação, Araceli Lemos, esteve presente na programação. “Esta programação nos remete aos cuidados que devemos ter. A Semec tem essa preocupação de cuidar do outro e uma responsabilidade com todos os nossos servidores. Então, considero esse momento importante pra refletirmos nossas atitudes e ajudar quem está no nosso cotidiano de trabalho”, destacou Araceli Lemos.

Programação
As ações do Abril Verde teve início nesta quinta-feira, 27, proporcionando aos servidores e servidoras a imunização com vacinas da gripe e Bivalente, autoteste de HIV, aferição de pressão arterial, testagem de glicemia, oficina de cuidados com a voz e distribuição de mudas.

“Nada melhor do que desenvolver ações que podem ajudar os servidores, para que todos se sintam melhor e possam desenvolver seu trabalho com qualidade e, ao mesmo tempo, usufruir de uma qualidade de vida dentro de fora do ambiente de trabalho”, ressaltou o coordenador do Nast, Jorge Gama.

Valorização do servidor
Servidores de vários departamentos estiveram presentes e participaram da programação. A coordenadora da equipe de Benefícios do Departamento de Recursos Humanos (DeRH), Cristiane Botelho, esteve presente na ação e aproveitou todos os serviços disponibilizados na ação.

“Falar sobre a prevenção é importante no ambiente de trabalho, para que a gente não busque atendimento apenas nos momentos mais graves da nossa saúde. Além disso, é valoroso participar dessas programações, porque assim vemos o quanto somos valorizados pela gestão e que ela se preocupa com a saúde do servidor”, enfatizou Cristiane.

Para a assessora jurídiao da Semec, Darcilene Figueiredo, “é muito importante o desenvolvimento dessas ações, pois nos ajuda em maner a nossa saúde e ao promover esses eventos, a Semec nos leva a ficarmos antenados aos assuntos importante e que são fundamentais para nós servidores”.

Data – O Dia Mundial de Prevenção de Acidentes do Trabalho é celebrado, anualmente, no 28 de abril. A data foi escolhida em memória às vítimas do acidente ocorrido em 1969, quando houve a explosão de uma mina nos Estados Unidos, resultando na morte de 78 trabalhadores.

Desde então, a data passou a ser reconhecida como o Dia Mundial de Prevenção de Acidentes do Trabalho, uma forma de alertar os trabalhadores no mundo sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.