Projeto disponibiliza informações da Previdência Municipal aos servidores da Prefeitura de Belém

Servidores e servidoras municipais do Núcleo de Artes, Cultura e Educação (NACE) e do Centro de Formação de Educadores Paulo Freire (CFEPF), unidades vinculadas à Secretaria Municipal de Educação (Semec), participaram, nesta quarta-feira, 26, da programação do Projeto “A Previdência É Nossa”. Reunidos na sede da Diretoria de Educação da Secretaria, os profissionais receberam informações e esclareceram dúvidas sobre o Regime Próprio de Previdência Social do Município de Belém.

Foi o 30º encontro promovido pelo Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB), desde 2022, como parte do planejamento estratégico da autarquia municipal para implementar iniciativas de educação previdenciária integradas à política de valorização do servidor público.

Histórico – A assistente social Gisele Batalha, coordenadora da comissão responsável pelo projeto, realizou a abertura do evento e logo após, a presidenta do IPMB, Edna D’Araújo, apresentou aos servidores um breve histórico da Previdência Municipal, desde a década de 1960, com o antigo Montepio dos Servidores Públicos do Município de Belém, até 2017, ano de criação do atual IPMB.

A gestora prestou esclarecimentos também sobre segregação de massas (separação da contribuição dos segurados em dois planos, o Financeiro e o Previdenciário) e mostrou os números atualizados das despesas e receitas do RPPS.

“Idealizei esse projeto, porque nem mesma eu, enquanto servidora do Instituto, tive acesso a essas informações. Após assumir a presidência da instituição e me apoderar desses dados, percebi que tudo isso não poderia ficar apenas comigo. Meus colegas servidores também tinham o direito de saber”, destacou Edna.

Para a professora Antonia Léia Bezerra, as informações foram válidas na compreensão de como funciona o RPPS. Prestes a completar 37 anos de serviço, a educadora considera que todos os servidores devem participar do projeto. “Consegui tirar muitas dúvidas e, com isso, a gente pode agir como multiplicadores para repassar aos demais colegas que não puderam comparecer”, ressalta.

Um ano de dados democratizados

Ao completar um ano de existência, no dia 20 de abril, o Projeto “A Previdência É Nossa” se consolidou como uma das ações inovadoras instituídas na gestão municipal de Belém, para democratizar informações da Previdência Municipal, aos servidores efetivos, e promover a educação previdenciária.

Até o momento, mais de 1,2 mil servidores públicos de secretarias, fundações e autarquias da Prefeitura de Belém e da Câmara Municipal assistiram às palestras do projeto. Além de “A Previdência É Nossa”, foram implantados pelo Instituto de Previdência outros projetos, como “Sala de Espera” e “Cidadania e Qualidade de Vida na Aposentadoria”, para compartilhar informações atualizadas da Previdência Municipal; acolher e prestar orientações aos aposentados e pensionistas municipais e contribuir com a preparação de ex-servidores efetivos para novos projetos de vida.