Semma entrega licença de operação ambiental para empreendedores de Mosqueiro

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), fez a entrega de licenças de operações para empreendedores dos bairros de Carananduba, Ariramba, Farol e Mangueiras, no distrito de Mosqueiro, na manhã desta quinta-feira, 14.

A licença ambiental é destinada a diversos segmentos comerciais como bares, restaurantes, oficinas mecânicas, postos de combustíveis, entre outros com potenciais de contaminação de solo e poluição sonora.

Segurança e crédito – Com a licença, os empreendedores ganham segurança jurídica e podem ter acesso às linhas de créditos, além de outras vantagens sociais. Outro ponto positivo é que os contemplados com a licença exercem um papel essencial para o meio ambiente, colaborando diretamente com a proteção ambiental da ilha de Mosqueiro, onde o turismo gastronômico lidera o ranking das atividades geradoras de emprego e renda.

Operação verão – A ação da Semma foi coordenada pela chefe da Divisão de Cadastro e Licenciamento, vinculada ao Departamento de Controle Ambiental, Neucy dos Santos, que ressaltou a importância das atividades realizadas pela secretaria na localidade.

“Estamos entregando as licenças de operações dos empreendedores já vistoriados pelos analistas do departamento, mas também aproveitamos a ocasião para fazer trabalho de conscientização sobre a importância do licenciamento e como os empreendedores podem solicitar o documento”, disse.

Gratidão e alívio – Para quem recebeu a licença, o momento foi de gratidão e alívio. O casal de comerciantes Marivaldo Oliveira e Regina Peralta, que há 25 anos mantém um restaurante de pequeno porte na praça de Carananduba, afirma que já faz um papel ambiental importante no empreendimento, por meio do recolhimento de óleo de cozinha e da coleta seletiva do lixo orgânico e de embalagens de plástico e alumínio.

“Essa licença é muito importante pra nós, porque vai ajudar nosso estabelecimento dentro dos padrões”, destacou o casal.

Outros três empreendedores também receberam a licença. A comerciante Josiane Melo, que há 14 anos está em Mosqueiro e há dois anos vem empreendendo com uma pizzaria, também ficou satisfeita com a licença. “Muito bom”, disse.

Mais tranquilidade – Já o gerente João Benedito Farias, da orla do Ariramba, destacou que a licença é muito importante e garante mais tranquilidade junto aos órgãos de fiscalização. “É muito bom porque a gente fica legalizado junto às autoridades de saúde, também”, disse o rapaz, que aguarda maior movimentação comercial a partir deste final de semana. “Já estamos nos preparando para a grande movimentação”, completou.

Outra comerciante tradicional de Mosqueiro é Tereza Neci Bastos, que há 13 anos mantém um quiosque de venda de comida e lanches, na praia do Ariramba. “Aqui é minha fonte de renda e garantir essa licença é muito bom pra nós”, disse.