Servidores do município de Belém começam a atualizar os dados de forma presencial

Nesta segunda-feira, 3, a Prefeitura iniciou a nova fase do Censo Previdenciário no formato presencial. Os atendimentos são realizados pelo Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB) no auditório “Dr. Germano da Silveira Ramos”, no subsolo do prédio da instituição, no bairro do Marco.

Nesta semana, o atendimento presencial será diariamente, no local, das 8h às 17h, com exceção da próxima sexta-feira, 7, por ser feriado. A opção de fazer o Censo de modo on-line permanece disponível no site do IPMB e pelo aplicativo de celular Meu RPPS.

Agendamentos

Neste primeiro dia do Censo presencial, em torno de 100 pessoas, que fizeram agendamento prévio no auditório, compareceram com hora marcada e com os documentos necessários para efetivação do recenseamento. No espaço destinado ao público, a equipe de recenseadores se organizou para atender às pessoas já agendadas.

Entre elas, o motorista Antônio Baia, servidor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). Ele conta que esteve na semana passada no IPMB, para solicitar informações e agendar o atendimento presencial. ”Recebi todas as orientações e hoje trouxe todos os documentos, que foram verificados e digitalizados. O atendimento foi bem rápido e com muita versatilidade”, comentou.

Quem não havia marcado a data para fazer o Censo presencialmente também teve a possibilidade de fazer o agendamento. Os atendimentos passaram por triagem, registro de imagem fotográfica, biometria por coleta de impressão digital e, por fim, a digitalização dos documentos necessários à efetivação do Censo.

Além do atendimento no auditório do IPMB/IASB, o serviço pode ser agendado pelo agendacenso. Basta escolher entre as opções de fazer o Censo On-line (pela Internet) ou agendar atendimento presencial.

O Censo

É uma atualização cadastral, funcional e financeira realizada, de forma obrigatória, por servidores efetivos (concursados) municipais de Belém, aposentados e pensionistas da Prefeitura e da Câmara Municipal, a cada cinco anos, conforme Lei Federal.

Iniciado a 12 de dezembro de 2022, o recenseamento será até o dia 16 de maio deste ano. “Quem não realizar o Censo no prazo terá seus proventos/remunerações suspensos até a regularização da pendência”, ressalta a presidenta do IPMB, Edna D’Araújo.