O que você procura?

Tronco da samaumeira da Praça Santuário começou a ser retirado e operação prossegue durante a semana

A  Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) começou o trabalho de retirada do tronco da samumeira, bicentenária, localizada na Praça Santuário de Nazaré, cujos galhos desabaram dia 5 de fevereiro, após fortes chuvas e ventania que ocorreram na cidade.

A decisão da supressão do tronco da árvore foi resultado de um laudo elaborado por técnicos da Universidade Rural da Amazônia (Ufra) e da Semma, que orientou pela retirada total do tronco, considerando que a possibilidade de rebrotamento da samaúma estava totalmente descartada, segundo a análise dos especialistas.

Segundo o professor da Ufra Cândido Ferreira Neto, não havia outra solução. O tronco da árvore está oco, devido à idade e ao ataque de pragas, que se deu por cima e permitiu a entrada de água e, nesses casos, o vegetal não consegue mais se recuperar.

Operação inédita 

O diretor de Áreas Verdes Públicas da Semma, Kayan Rossy, afirma que é a primeira vez que ocorre a supressão de samaumeira em Belém. A arvore é gigantesca e vai levar, pelo menos, sete dias até a retirada por completo. O tronco precisará ser desbastado aos poucos, até que chegue próximo ao chão, quando será desconectado da raiz, para então ser totalmente retirado.

Madeira será guardada 

Todo o material, produto da supressão do tronco da samaumeira, será depositado na Granja Modelo e a destinação final ainda será decidida. Uma reunião nesta segunda, 22, entre representantes da Semma, Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) e Diretoria da Festa de Nazaré vai definir como será requalificado o local onde estava plantada a samaúma. O nova árvore, da mesma espécie, deve ser plantada no local.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Notícias Relacionadas: