Violência contra a pessoa idosa é tema do Projeto Sala de Espera, da Previdência Municipal

No mês de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, o Projeto Sala de Espera vai promover atividades voltadas ao esclarecimento de segurados da Previdência Municipal sobre o tema. Nesta terça-feira, 6, o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém deu início às ações de educação previdenciária, em junho, para recepcionar aposentados, pensionistas e servidores municipais da ativa, na sede da autarquia, e prestar orientar-lhes orientações sobre direitos, enquanto aguardam atendimento na Seção de Cadastro Previdenciário.

As assistentes sociais Andréa Nascimento e Débora Ribeiro, da Seção de Acompanhamento Psicossocial do Instituto, entregaram aos segurados, em maioria pessoas idosas, materiais informativos sobre prevenção e combate à violência.

As profissionais também tiraram dúvidas sobre o Estatuto da Pessoa Idosa e sobre a campanha Junho Violeta, que trata da conscientização quanto ao combate à violação de direitos contra a pessoa idosa.

A campanha, explicam as assistentes sociais, é alusiva ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, por instituição da Organização das Nações Unidas (ONU), para chamar atenção da sociedade quanto às formas de violações e divulgar a rede de apoio para denúncias, como, por exemplo, o Disque 100.

Sala de Espera

Iniciado em dezembro de 2021, o Projeto Sala de Espera alcançou mais de 1,5 mil pessoas até 2023, entre servidores municipais, aposentados, pensionistas e o público em geral.