Parque Ecológico do Município de Belém “Gunnar Vingren”

O Parque Ecológico do Município de Belém (PEMB), fragmento de floresta nativa no municipio de Belém, foi criado pela Lei Municipal nº 7.539 de 19 de novembro de 1991, localizado entre os conjuntos habitacionais Presidente Médici e Bela Vista, entre os bairros de Val-de- Cans e Marambaia, sendo cortado em toda sua extensão pelo Canal de São Joaquim, abrigando também o igarapé do Burrinho.

O PEMB compõe os diferentes ecossistemas como varzea, terra firme, e igapó. O parque tem como objetivo a preservação, manutenção e restauração da área verde na região, promoção da educação ambiental, recreação para o lazer da população e o desenvolvimento da pesquisa científica para a geração de conhecimento científico.

No momento, o espaço não apresenta condições adequadas para visitação devido às condições ruins de estrutura física, contudo está em fase de reestruturação para melhor receber o público e promover a preservação ambiental e bem estar climático para região metropolitana de Belém.

Endereço:

• Pórtico principal (entrada I) – Avenida Paragominas s/n, conjunto Médici II, Marambaia.
  • Pórtico (entrada II) – Avenida Independência próximo, conjunto Bela Vista.