Parque Municipal da Ilha de Mosqueiro

A Unidade de Conservação denominada Parque Municipal da Ilha do Mosqueiro (PMIM) foi criada pela Lei 1.401/88, englobada pelo Plano Diretor do Município de Belém, Lei nº 1.601/93 e ratificada pelo Decreto nº 26.138/93 – PMB, delimita uma área de 190 ha. localizada na referida ilha.

A Ilha de Mosqueiro abrange uma área de aproximadamente 191 Km2, com uma população de 27.000 habitantes, distante de Belém, a capital, 67km. O Parque de Mosqueiro é formado por um conjunto de ilhas: do Cotovelo, Terra Alta e Carará e ladeado pelos rios Murubira e Tamanduá. Possui 3.000m de trilhas.

A Secretaria de Meio Ambiente realiza na área fiscalização e manutenção e vem trabalhando para implementar a infra-estrutura física, disponibilizando o Parque para o ecoturismo e visitação.

A localização do Parque, limitada pelos igarapés Tamanduá e Cajueiro e pelo rio Murubira, permitirá a proteção dos mananciais que abastecem de água a Vila do Mosqueiro e da flora e fauna remanescentes. Além disso, vai assegurar para as gerações futuras e propiciar para a população da ilha um espaço de lazer e cultura, transformando-se em um referencial de aproveitamento racional de um recurso natural aliado a sua conservação.

O PMIM já conta com estudos de fauna e flora, instrumentos básicos para a elaboração do plano de manejo participativo. O Ministério do Meio Ambiente aprovou projeto “Gestão Participativa da Unidade de Conservação Mosqueiro” no valor de R$ 200 mil, que serão investidos na infra-estrutura física e na capacitação das comunidades do entorno do Parque. Serão construídos um trapiche, ancoradouro, prédio administrativo, casa do zelador e um centro de pesquisa, placas de sinalização e pontes.

Com a infra-estrutura física e a capacitação das comunidades, o Parque do Mosqueiro será aberto à visitação pública, à pesquisa científica e à educação ambiental.